quinta-feira, 22 de julho de 2010

#76 - Tão bela que enfada, ou tão ruim que encanta?


Poderia uma música ser mundialmente adorada, e ao mesmo tempo figurar entre as piores canções?

Situações como esta são até compreensíveis em casos muito específicos e polêmicos. Por exemplo: embora certos gêneros (pops radicalmente comerciais, funks, etc.) tenham fama, existe um contingente proporcional ou maior, que os critica como sendo material artístico inferior, duvidoso, e até mesmo estupidificador. Sem entrar em questões de certo ou errado, é compreensível.

No entanto, o que pensar quando uma canção realmente interessante, melódica, harmônica, é alvo de tantas listas de piores músicas? A canção "Mmm Mmm Mmm Mmm", lançada em 1993, é exemplo clássico dessa estranha dualidade. Apesar de projetar a banda Crash Test Dummies ao estrelato, caiu em pelo menos três importantes listas de músicas ruins (da VH1, da Rolling Stone e da Blender).

Embora particularmente muito bela, contém elementos que podem fazê-la parecer, sei lá, aquele galã de novela que manca e tem caspa; ou aquela musa da TV que tem chulé ou bafo de bode...

Se é a voz bizarra do cantor Brad Roberts, se é a letra esquisitíssima (que fala de crianças que sofrem os mais esdrúxulos problemas, como cabelos brancos, marcas de nascença ou a obrigação de sacudir-se artificialmente em cultos de igreja), o certo é que "Mmm Mmm Mmm Mmm" não passa em branco a nossos ouvidos.

Em toda sua estranheza, eu gosto. E vocês?

Crash Test Dummies - Mmm Mmm Mmm Mmm:
www.youtube.com/watch?v=yhuPiBZHvLE

Bom proveito!

3 comentários:

João Canossa disse...

Não acho uma música supimpa demais!!!
Mas tb não me agride os ouvidos.. é o tipo de melodia bonitinha, apesar da letrra dar um certo medo...
Mas eu votaria em:
- Eu gosto!

Anônimo disse...

Essa musica é legal,tem um ritmo legal...mas a letra me da medo,sério ter de ficar se sacudindo no chão da igreja,acho que eles tentaram fazer uma critica a religiões extremamente radicais

Anônimo disse...

A música fala de abuso. O primeiro garoto pegou uma carona foi molestado e seu cabelo se tornou branco pq ele havia perdido a inocência.

A menina sofria abuso desde pequena, violência em casa e por isso os "sinais de nascença" por todo corpo dela, pois eles sempre estiveram lá.

O último menino, também era molestado e em vez de se questionar, acreditava ser o demônio que possuía as pessoas para fazerem o mal.