quarta-feira, 14 de julho de 2010

#74 - Libertango



Numa noite como outra qualquer, o músico argentino que andava por aquela rua talvez jamais imaginasse que seria violentamente abordado e agredido.

Assalto? Sequestro? Nada disso... A vítima era ninguém menos que Astor Piazzolla, e seu crime - segundo os berro do agressor - era estar destruindo o Tango.

É de causar suspeitas (muito positivas, a meu ver) se toda uma classe de músicos ortodoxos parte em cruzada contra alguém que esteja supostamente modificando as bases de um estilo culturalmente muito arraigado.

No caso de Astor Piazzolla (Mal Del Plata, 1921-1992), não existem mais suspeitas quanto ao valor de sua revolução. A prova está no que o próprio Tango, em sua paixão e calor mais intensos, é hoje em dia.

Na obra deste incrível compositor e instrumentista, o frenesi trágico transfere-se para cada fibra das harmonias e melodias. E se você se deixa envolver por elas, pode até sentir um gosto de transgressão que, talvez, foi o que inundou as almas de seus opositores do passado. Seria inveja?...

Astor Piazzolla - Tanguedia:
www.youtube.com/watch?v=3VWfsea7tnw

Astor Piazzolla - Libertango:
www.youtube.com/watch?v=RUAPf_ccobc

Bom proveito!

0 comentários: