quinta-feira, 27 de março de 2008

#2 - Sobre bicicletas voadoras e Etês


Trago uma música integrante de uma das mais belas e conhecidas trilhas sonoras de todos os tempos, do filme "ET - O Extraterrestre", do diretor Steven Spielberg.

A trilha, de autoria do gênio John Williams, venceu o Oscar de 1982.

Esta música (que no link indicado começa aos 4:10) inicia-se com sopros expondo-se muito ludicamente. Em seguida alguns metais leves entram na brincadeira, e as cordas iniciam uma marcação mais intensa, fazendo crescer uma espécie de tensão. Cria-se aqui uma atmosfera ao mesmo tempo bizarra e alegre, enquanto o filme mostra a rua tomada por crianças fantasiadas de tudo que é tipo de criaturas e personagens.

Subitamente (em 4:54), o oboé inicia uma quebra na estrutura, com uma frase suave e fluída, seguida por uma resposta do piccolo. A música transmuta-se então completamente, com a trompa delineando uma belíssima tragetória de altos, baixos e curvas, causando um pressentimento excitante do vôo, intensificado pela entrada dos cellos e violinos (em 5:20). A sensação causada por este trecho, de subidas e descidas melódicas drásticas, parece ser o medo frenético de algo que está para voar pela primeira vez. O ápice, então (em 5:59), descreve a decolagem da bicicleta de Elliot, com a criatura ao cesto. E lá vão eles para desenhar uma das cenas mais antológicas, com a silhueta deles pedalando diante de uma lua imensa e deslumbrante.

Tenho uma ligação fora do comum com este filme, e óbvio: com a música dele. Nenhuma música já me causou a sensação que esta trilha causa. Talvez seja porque foi o primeiro filme que vi na vida, e que vi no cinema. Não devia ter completado nem um ano de idade ainda, mas lembro de estar no colo de alguém.

Ou talvez ela seja apenas maravilhosa...


Link:

0 comentários: