quinta-feira, 3 de abril de 2008

#14 - O Confeiteiro Musical


Edvard Hagerup Grieg (Bergen, 15 de Junho de 1843Bergen, 4 de Setembro de 1907) é o mais célebre compositor norueguês, um dos mais célebres do período romântico e do mundo.

Como praticamente todos os gênios musicais, exerceu e estudou música muito cedo, por volta dos seis anos de idade.

Pode-se dizer que Grieg não teve uma carreira musical tão conturbada quanto muitos dos expoentes a que se pode agrupá-lo. Porém, sua personalidade tendia a uma introspecção depressiva, e a muitos espantava ouvi-lo dizer categoricamente que a natureza ou as paisagens deslumbrantes de sua terra não lhe diziam nada, e em nada o inspiravam. Ainda assim, paradoxalmente, suas composições são tão expressivas que chegam a transbordar tais cenários, sensações e sentimentos.

Grieg não era dado a composições longas, cheias de aproveitamentos e variações. Preferia as idéias mais diretas, e o grande pianista e compositor Franz Liszt chegou a dizer que suas músicas pareciam "bolinhos de chocolate com cobertura de creme". Uma imagem deveras sugestiva e ao menos intrigante...

As músicas apresentadas são: o terceiro movimento do “Concerto para Piano em Lá Menor”, e uma famosa composição da “Suíte Peer Gynt II”.

A primeira integra o mais conhecido concerto composto por Grieg; é uma obra belíssima, expressiva, e em especial neste movimento parece uma ascendência constante. Tristemente, poucos dias após a estréia deste concerto, Grieg perde a primeira filha, ainda bebê.
http://www.youtube.com/watch?v=LZi5OHcCld0&feature=related

A segunda (Solvejg Sang) é uma composição romântica, feita para uma peça teatral; especificamente para uma cena em que o protagonista (Peer Gynt) apaixona-se, numa festa, pela única moça que aceita dançar com ele.

0 comentários: